O vereador Delmar Portz apresentou o projeto de lei na sessão ordinária desta semana que dispõe sobre a realização da triagem auditiva neonatal ou teste da orelhinha em recém-nascidos, gratuitamente, nas maternidades e estabelecimentos hospitalares congêneres no município. O exame, segundo Portz, consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê, o qual emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do mesmo produz.

O projeto ainda determina que o exame deve ser feito no estabelecimento em que a criança nasceu, sob responsabilidade da pediatra responsável da unidade, sendo que os responsáveis pelo recém-nascido receberão, quando da alta médica, o relatório dos exames e procedimentos realizados, contendo o resultado dos mesmos, além de esclarecimentos e orientações sobre a conduta a ser adotada. Em caso de diagnóstico positivo, estes pacientes ainda deverão ser encaminhados para tratamento com fonoaudióloga, na rede pública de saúde e se, por opção dos responsáveis, o encaminhamento for feito através da rede particular, os custos do procedimento deverá ser de responsabilidade dos mesmos. "Todos os bebês devem fazer o teste da orelhinha, pois é algo fundamental visto que os problemas auditivos afetam a qualidade de vida da criança, interferindo no processo de fala, entre outros", frisa Portz, explicando que o exame é realizado durante o sono da criança, é indolor, não precisa de retirada de sangue, não tem contra-indicações e dura em torno de 10 minutos. Por fim, o vereador ainda protocolou pedido de asfaltamento na Rua Miguel Raimundo Schauren, trecho entre a BR 386 e a Rua João Goulart, no bairro Olarias. "Há um grande fluxo de veículos no local e, devido a poeira, causa um enorme mal estar aos moradores", conclui.

Data de publicação: 03/03/2010