O vereador Waldir Blau, na sessão ordinária desta semana, reclamou a suspensão das cirurgias eletivas realizadas no município através do Sistema Único de Saúde – SUS. Segundo ele, tem recebido diversas reclamações dos munícipes em relação a demora na realização das mesmas e, em contato com a diretoria do Hospital Bruno Born, foi informado que estas haviam sido suspensas temporariamente pela Secretaria Estadual de Saúde. "Existem 197 cirurgias eletivas em atraso no HBB e quem sofre com isso é a população", indigna-se, salientando que também procurou o secretário da Saúde do município, Renato Specht, que negou o recebimento deste e-mail, dizendo que é a diretoria do hospital que não quer autorizar as cirurgias. "Temos um hospital que faz propaganda na mídia falando de bom atendimento e deixa 197 cirurgias atrasadas e pacientes esperando por até três horas no Pronto Socorro", reclama Blau. Diante disso, o vereador solicitou explicações do HBB e Secretaria Municipal da Saúde aos vereadores e população. "Aprovamos um repasse de mais de 200 mil mensais a esta entidade e temos o dever de fiscalizar o serviço e, se preciso, até romper o contrato com a mesma", concluiu.

Na semana passada, Blau também encaminhou requerimento à prefeitura sugerindo que esta elabore um projeto de lei para repasse de auxílio financeiro mensal ao Clube Esportivo Lajeadense para formação da categoria de base do mesmo. Segundo Blau, a ideia se justifica pela inclusão social dos jovens do município, afim de retirá-los das ruas e proporcioná-los a prática de esportes, bem como o auxílio à formação profissional. O vereador também sugeriu que fossem cedidos ao clube dois servidores para realização da manutenção do estádio. Por fim, protocolou pedido de conserto da iluminação pública na Rua Santos Filho, esquina com a Avenida Décio Martins Costa, no bairro Centro.

Data de publicação: 10/02/2010