Na tarde desta terça-feira (02), a atual Mesa Diretora do Legislativo lajeadense composta pelos vereadores Ito Lanius (presidente), Paulo Adriano da Silva - Tóri (vice-presidente) e Círio Schneider (secretário), realizou uma visita de cortesia à prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso, com a finalidade da apresentação oficial da mesma. Lanius também aproveitou o momento para falar sobre as modificações na estrutura da Câmara Municipal, citando a realização de reuniões internas com vereadores e servidores, além de ressaltar a importância do convite se estender ao Executivo.

O atual presidente também falou da ideia de criação de um Banco de Dados do Legislativo, o qual também poderia conter informações da prefeitura, para melhor informar a comunidade local. "É necessária uma maior sintonia e integração entre os poderes, principalmente na discussão dos projetos, para pensarmos no bem comum de nossa comunidade, além de valorizarmos o trabalho e manifestações de idéias de nossos colegas legisladores", frisou, recebendo o apoio da prefeita. " Queremos estabelecer um amplo relacionamento entre os poderes, pois somados vamos fazer muito mais por Lajeado", concordou Carmen. Diante disso o vereador Paulo Tóri reclamou a falta de proximidade entre o secretariado e os vereadores. "Isso dificulta o andamento de nosso trabalho e isso é essencial para as duas partes", lembrou.

Por fim, Lanius comentou sobre os projetos de lei que foram vetados ou silenciados pelo Executivo e ressaltou a importância de uma integração maior entre as assessorias jurídicas dos dois poderes, juntamente com a Comissão de Justiça e Redação, principalmente para esclarecimentos de dúvidas sobre determinados projetos, sendo estas elucidadas antes de cada votação. Participaram ainda da reunião o vice-prefeito, Sedinei Zen e o assessor jurídico do Executivo, Marcelo Caumo.

Data de publicação: 02/02/2010