Em sessão solene realizada na última sexta-feira (23), o presidente do Conselho da Comunidade Assistencial aos Apenados do Presídio Estadual de Lajeado, Miguel Feldens, recebeu o título de Cidadão Lajeadense do Legislativo. Através de um projeto de lei, de autoria do vereador Lorival Ewerling dos Santos Silveira, a homenagem se deve ao trabalho social junto à presos e familiares que Feldens vem realizando no município. "A concessão do título significa o reconhecimento pelo trabalho comunitário de tantos anos", justifica Lorival.

Durante a sessão, os representantes das bancadas do PP, Círio Schneider; do PSDB, Delmar Portz; do PT, Ricardo Ewald e do PMDB, Hugo Vanzin também prestaram sua homenagem à Feldens através de pronunciamentos de agradecimento ao mesmo. Também presente no ato, a prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso destacou o orgulho de Lajeado em ter o homenageado em seu meio. "O Miguel tem sido para nós um exemplo à ser seguido", completa. Em agradecimento ao título, Feldens defendeu maior atenção e investimentos nos presos. "Eu sempre fui lajeadense de fato. Agora sou lajeadense de direito", emocionou-se.

Feldens, casado há 40 anos com Sueli, com quem tem quatro filhos, nasceu em Venâncio Aires. Em 1958 iniciou seus estudos no Colégio São José, em Lajeado e, em 1974, formou-se em Ciências Jurídicas pela Fundação Universidade de Rio Grande. Após, fez especialização em Teologia para Leigos na Diocese de Santa Cruz do Sul e em Direito Canônico na PUC. Em 2007, recebeu a Medalha Capitão Pedro Siebra como Mérito de Segurança Comunitária e hoje atua como juiz auditor da Diocese de Santa Cruz do Sul e coordenador da Pastoral Carcerária da Macro Região Sul da CNBB.

Data de publicação: 26/10/2009