Os parklets são áreas públicas de convivência instaladas no lugar de vagas de estacionamento.

Em sessão plenária realizada nesta quarta-feira (17/02), na Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado, um Projeto de Lei foi aprovado e outros dois receberam pedido de vista.

O primeiro projeto votado e aprovado foi o da vereadora Ana Rita da Silva Azambuja (MDB), que regulamenta a instalação e o uso de extensão temporária de passeio público, denominada “parklet”. Parklets são mini praças que ocupam o lugar de vagas de estacionamento em vias públicas e funcionam como um espaço público de lazer e convivência. O único voto contrário à proposta foi o do vereador Antônio Marcos Schefer (MDB). Ele alegou preocupação com a falta de segurança nos locais. Cinco Emendas Modificativas foram apresentadas, porém, nenhuma foi acatada. A matéria agora segue para sanção ou veto do prefeito.

Adiada a votação do projeto que prevê alteração na Lei que trata sobre o Programa de Pavimentação Comunitária. Pela proposta, dos vereadores Carlos Eduardo Ranzi (MDB), Jones Barbosa da Silva (MDB), Antônio Marcos Schefer (MDB), Ederson Spohr (PP), Ana Rita da Silva Azambuja (MDB) e Sérgio Luiz Kniphoff (PT), trechos de ruas a partir de 60 metros de extensão poderão ser pavimentados. Atualmente a lei autoriza no mínimo 100 metros para dar início ao processo. O pedido de vistas, ou seja, a extensão da análise da matéria foi solicitada pelo vereador Lorival Silveira (PP).

A proposta dos vereadores Carlos Eduardo Ranzi (MDB) e Jones Barbosa da Silva (MDB), que dispõe sobre a publicidade do cronograma de manutenção em vias não pavimentadas no município, também recebeu pedido de vistas do vereador Éder Sphor (MDB). Ele terá mais10 dias para analisar o projeto, que após o prazo, volta ao plenário para votação.

Data de publicação: 18/02/2021