Atendendo ao requerimento da Câmara, Giancarlo Bervian, esclareceu dúvidas sobre o Plano de Mobilidade Urbana do município.

Atendendo ao convite do Legislativo, o secretário do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) de Lajeado, Giancarlo Bervian, esteve na tarde desta segunda-feira (26/04), no Plenário da Câmara de Vereadores de Lajeado.

Na oportunidade, o chefe da pasta apresentou o anteprojeto que regulamenta a política municipal de Mobilidade Urbana - PlanMob Lajeado - e respondeu aos questionamentos dos vereadores.

O plano que estabelece diretrizes, ações, projetos e prazos para promoção da acessibilidade, integração e mobilidade territorial é uma exigência legal para que os municípios possam solicitar recursos para o investimento em obras de mobilidade.

O objetivo é promover o acesso aos serviços básicos, promover o desenvolvimento sustentável e consolidar a gestão democrática para contínuo aprimoramento da mobilidade urbana.

O texto contempla temas como: educação para mobilidade urbana, campanhas educativas, acessibilidade, calçadas, redes cicloviárias, praças, transporte coletivo, transporte de passageiros, terminal rodoviário, sinalização de trânsito, estacionamento, loteamento, iluminação pública, entre outros.

O secretário agradeceu o espaço para troca de ideias com a Câmara porque, segundo ele, vem ao encontro do que se está buscando que é um plano de mobilidade "redondo", que vem atender à necessidade da comunidade. “Fico muito satisfeito de ter tido essa oportunidade de, antes mesmo de encaminhar o projeto, poder apresentar e dar uma prévia do que a gente pretende e vem construindo”, esclareceu Bervian.

O presidente do Executivo, Isidoro Fornari (PP), agradeceu a presença de todos e encerrou o momento sugerindo a leitura e análise da minuta.

Ficou acordado que outras reuniões serão realizadas antes do Executivo enviar o projeto à Câmara.

Data de publicação: 27/04/2021