Em reunião realizada nesta segunda-feira (10/05), parlamentares apresentaram novas alternativas para a engarrafamento na ERS-130.

Nova reunião para tratar sobre a sinaleira da rodovia ERS-130, localizada nas proximidades do Posto do Arco, foi realizada na manhã desta segunda-feira (10/05), na Câmara de Vereadores de Lajeado.

Desta vez o encontro contou com a presença do secretário de Segurança de Lajeado, Paulo Roberto Locatelli e também do Coordenador do Departamento de Trânsito, Vinicius Renner.

Os parlamentares apresentaram alternativas para a administração minimizar os riscos de acidentes e também diminuir o congestionamento na via.

A principal solução seria deixar a sinaleira em alerta nos períodos de maior fluxo (horário de pico).

No entanto, Locatelli acredita que a medida não traz segurança: “A gente vê com bons olhos a iniciativa dos vereadores, mas deixar a sinaleira no piscante em horário de pico representa um alto risco para travessia de caminhões”, disse.

Renner reiterou a afirmação do secretário acrescentando que a travessia se tornaria uma espécie de “roleta-russa”, que uma hora vai dar problema.

Outras opções seriam trancar o cruzamento para incentivar o uso do túnel e a criação de acessos alternativos dos caminhões ao Posto de combustível, evitando o risco de acidentes de grandes proporções. Uma terceira opção seria a instalação de um “botão de travessia” para caminhões, acionado quando necessário.

Os representantes da administração mostraram-se sensíveis às manifestações, porém justificaram que a decisão não cabe à Prefeitura e sim à Empresa Gaúcha de Rodovias -  EGR e Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem - DAER/RS, responsável pela gestão do transporte rodoviário no Estado.

A EGR já tem um projeto em estudo para a construção de uma rótula semelhante a existente na BRF, para eliminar o semáforo. Segundo o vereador Lorival Silveira (PP), a Câmara marcará reunião com a empresa para tentar agilizar a obra.

Data de publicação: 10/05/2021

Créditos das Fotos: Jaqueline Backes