Pela proposta serão incluídos conteúdos sobre a cultura tradicionalista na Base Municipal Comum Curricular (BMCC).

Na Sessão desta terça-feira (14/09), o Vice-presidente Heitor Hoppe (PP), assumiu a presidência da Casa Legislativa e convidou o vereador Deoli Graff (PP), para a vice-presidência. A vereadora Paula Thomas (PSDB), secretariou os trabalhos devido à ausência do vereador Márcio Dal Cin (PSDB).

As mudanças na Mesa Diretora ocorreram devido a ausência do titular, presidente Isidoro Fornari (PP), que está em Brasília junto com o prefeito Marcelo Caumo (PP) para tratar de assuntos de interesse do município.

Durante a sessão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei CM n° 059-01/2021 que institui o ensino do conteúdo da cultura tradicionalista nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Lajeado (EMEFs). O projeto proposto pelos vereadores Deoli Graff (PP) e Mozart Lopes (PP), foi assinado pela maioria dos integrantes do Legislativo.

Os parlamentares também avalizaram o Projeto de Lei n° 065-01/2021 permitindo que o Município doe ao Serviço Social do Transporte – SEST e ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SENAT, um terreno com área total de 8.023,12m², para construção de nova unidade. Dessa maneira, será possível, de imediato, a ampliação dos atendimentos e oferta de novos empregos.

Outra proposta aprovada de forma unânime foi o Projeto de Lei n° 071-01/2021 que autoriza o Executivo a receber, na forma de dação em pagamento, duas áreas de terrenos urbanos, uma com 1.500,14m² e outra com 1.603,78m², localizados no Bairro Moinhos d’Água, ambas de propriedade de João Henrique Neuberger.

Requerimento em Destaque

A pauta foi encerrada com a aprovação do Requerimento n° 1.242/2021, de autoria da vereadora Ana Rita da Silva Azambuja (MDB), que recebeu pedido de destaque na sessão anterior.

O documento solicita à Secretaria de Desenvolvimento Social, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e ao Abrigo São Chico, que estabeleçam parceria com objetivo de acolher e encaminhar mulheres e homens oriundos do presídio Estadual de Lajeado, para auxiliar no processo de ressocialização e reinserção social, principalmente quanto às questões de moradia e emprego.

Tribuna Livre

Ao final da sessão fizeram uso da Tribuna Livre da Casa Legislativa, a delegada titular da 19ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, Shana Luft, a delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Lajeado, Márcia Bernini, e representantes do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram). O objetivo foi divulgar o trabalho de conscientização realizado no município no combate à violência contra a mulher.

Projeto Retirado

A vereadora Paula Thomas (PSDB) pediu a retirada do Projeto de Lei CM Nº 052-01/2021 que denomina de Parque do Imigrante Nilo Rotta, o atual Parque do Imigrante, localizado no Bairro Alto do Parque.

Todos as matérias legislativas citadas no texto estão disponíveis para consulta no site da Câmara (https://lajeado.rs.leg.br). A próxima sessão ordinária será realizada na terça-feira, dia 21/09, a partir das 17h, com transmissão AO VIVO pelo Facebook.

Data de publicação: 15/09/2021