Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) completou 100 anos de atuação no dia 22 de outubro.

Nesta terça-feira (09/11), após a Sessão Ordinária, foi realizada Sessão Solene em homenagem aos 100 anos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).

A sessão atendeu a propositura dos vereadores Alex Schimitt (PP), Deoli Graff (PP), Paula Thomas (PSDB), Marcio Dal Cin (PSDB), Heitor Hoppe (PP), Ana Rita da Silva Azambuja (MDB), Isidoro Fornari (PP), Rodrigo Conte (PSB), Mozart Lopes (PP), Eder Spohr (MDB), Antônio Marcos Schefer (MDB) e Jones Barbosa da Silva (MDB), aprovada de forma unânime pela Casa legislativa.

O Presidente da Câmara de Lajeado, vereador Isidoro Fornari (PP), abriu os trabalhos saudando os presentes e destacando a grandeza da entidade. “A Acil é uma locomotiva que puxa não só Lajeado, mas todo o Vale do Taquari”, afirmou.

Em nome de todos os parlamentares falou o vereador Alex Schimitt (PP), que ressaltou a participação da entidade no desenvolvimento das empresas e do município. “A Acil desde a sua fundação tem a missão de ser a voz de quem produz”, disse o vereador, que presidiu a Associação entre os anos de 2014 e 2016.

Em seguida, o diretor do Ministério Público de Lajeado, Neidemar Fachinetto, fez uso da palavra. Para ele, o crescimento da cidade deve-se ao empreendedorismo e pujança de seus empresários em conjunto com o apoio do Poder Público.

Graciela Ethel Black, que representou a Acil, presidida pelo empresário Cristian Rota Bergesch, traçou um paralelo entre a homenageada e a prestadora da homenagem. Segundo ela, ambas têm como denominador comum a missão de defender o desenvolvimento econômico e social do município. Ao final, agradeceu a todos os vereadores, entidades coirmãs que integram o Fórum das Entidades de Lajeado, a Prefeitura Municipal e a toda comunidade pelas inúmeras homenagens recebidas pelo transcurso da data.

Na sequencia foi a vez do Prefeito Marcelo Caumo (PP) usar a tribuna. Em seu pronunciamento afirmou que a Acil serve de exemplo para outras entidades do Vale do Taquari. Falou, ainda, sobre o momento difícil e desafiador vivido por todos nos últimos tempos, na tentativa de conjugar a saúde com as atividades empresariais. Para o chefe do Executivo a Acil teve papel preponderante, nas decisões da cidade durante o período de pandemia. “Fica aqui o meu agradecimento público e o compromisso de que a gente segue fortalecendo as relações, fortalecendo as parcerias e fortalecendo o desenvolvimento de Lajeado e do Vale do Taquari”, finalizou.

Prestigiaram o momento solene representantes da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Sindicato do Comércio Varejista de Lajeado (Sindilojas) e Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (ALSEPRO).

Histórico

A Acil foi fundada em 28 de outubro de 1921 por Carlos Fett Filho, com o objetivo de tornar compreensível para o empresariado a complexa legislação tributária e a burocracia contábil da época. A instituição caracteriza-se pelo dinamismo e evolução, desenvolvendo ações estratégicas para promoção do desenvolvimento local e regional.

Atualmente presidida pelo empresário Cristian Rota Bergesch, a Associação tem como missão representar, fortalecer e defender as organizações associadas e os interesses dos setores produtivos.

Salientamos que durante o encontro foram observadas todas as medidas atinentes à prevenção ao COVID-19, com medição de temperatura corporal no ingresso às dependências da Câmara, uso de máscara protetora facial e utilização de álcool em gel. Também foi mantido o devido distanciamento entre os presentes.

Data de publicação: 10/11/2021

Créditos das Fotos: Jaqueline Backes