Grupo de Cultura Afro Black e Oxóssi Brasil fizeram uso da Tribuna na sessão desta terça-feira (30/11).

Na sessão plenária desta terça-feira (30/11), a Tribuna Livre da Câmara de Lajeado foi ocupada pela Coordenadora do Grupo de Cultura Afro Black, Camila da Silva Marques, e pelo Grupo de Capoeira Oxóssi Brasil, liderado pelo Mestre Karkará.

Em sua fala, Camila traçou um panorama dos movimentos sociais ligados à cultura afro e lamentou a falta de apoio para apresentações artísticas no município de Lajeado.

Mestre Karkará, lastimou que este ano os grupos locais perderam espaço na programação alusiva ao mês da Consciência Negra. O evento, promovido pela Prefeitura de Lajeado, entre os dias 6 e 20/11, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), contou com exposições artísticas, realização de palestras, oficinas, atividades de dança e música.

Ao final, o vereador Sérgio Kniphoff (PT) entregou ao Presidente da Câmara, vereador Isidoro Fornari (PP), uma Moção de Repúdio assinada por ele e pelos grupos, lamentando as ações praticadas pela Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) na organização de evento citado.

No documento, os Grupos Culturais ressaltaram também a falta de interesse em prestigiar outras datas como o 13 de maio, a Assinatura de Lei Áurea no Brasil, a Lei Municipal nº 10.546/2017, para a realização do evento "Semana Municipal de Capoeira".

Data de publicação: 01/12/2021