Demora no atendimento e a falta de médicos no período de férias foram as maiores reclamações.

A Comissão de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Ação Social da Câmara de Vereadores de Lajeado promoveu, nesta segunda-feira (14/03), uma Audiência Pública para tratar sobre a Saúde Municipal, especificamente em relação a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Postos de Saúde devido as constantes reclamações dos usuários.

A audiência contou com a presença do Secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, do Gerente Jurídico da Univates, Alex Herold, do coordenador administrativo da UPA, Alex Vaz Borba, da gerente de Urgência/Emergência da Univates, Úrsula Jacobs.

De início, a presidente da comissão, vereadora Ana Rita da Silva Azambuja (MDB), fez explanação inicial do debate.

Na sequência, o secretário de Saúde, Claudio Klein, também fez uso da palavra. Ele explicou que o atendimento pelo SUS acontece em três níveis de atenção: no primeiro, estão as Unidades Básicas ou Postos de Saúde; no segundo, entendido como de média complexidade, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e no terceiro, de alta complexidade, estão os Hospitais.

O coordenador administrativo da UPA, Alex Vaz Borba, trouxe esclarecimentos acerca do funcionamento da unidade, atualmente gerida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação Univates. Em relação ao tempo de espera dos pacientes ele informou que o acolhimento (triagem) é realizado em até 7 minutos, sendo utiliza a classificação de risco por meio do Protocolo de Manchester, como forma de priorizar os casos mais graves.

A Gerente de Urgência/Emergência da Univates, Úrsula Jacobs, se manifestou dando destaque ao gerenciamento de satisfação da população em relação ao atendimento da UPA. Segundo ela, mais de 85% da população atribui nota maior que 8 ao atendimento. “Nós entendemos através das medidas que existe satisfação da população em relação ao atendimento na UPA”, concluiu.

Apesar dos índices de satisfação positivos, vereadores e comunidade, puderam se manifestar e apontaram diversas dificuldades no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Lajeado. Entre elas, a falta de médicos substitutos para cobrir férias, carência de remédios, demora do acolhimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e fechamento de alguns postos de saúde.

Ao final da audiência, ficou decidido que as perguntas levantadas presencialmente ou através da rede social serão formalizados em relatório e encaminhados para respostas. Ainda foi sugerida a criação de uma nova comissão, para acompanhar a saúde no município.

Data de publicação: 15/03/2022