A assinatura do convênio com a Univates para a digitalização do arquivo ocorreu na tarde desta terça-feira (14/06).

Em breve, estudantes, pesquisadores, historiadores, e a população em geral, poderão ter acesso a parte do acervo histórico digitalizado da Câmara Municipal de Lajeado, através do site do Poder Legislativo.

Foi assinado, na tarde desta terça-feira, o termo de convênio entre a Câmara e a Univates para a digitalização da primeira parte do arquivo histórico do Legislativo.

A digitalização vai ampliar significativamente o acesso a todo material dos arquivos como também garantir a preservação desses volumes.

Para o presidente da Casa, Deolí Gräff (PP), o convênio representa um importante passo porque a história do município será estudada também a partir do Poder Legislativo. “Hoje a história do município é estudada e contada somente a partir do Poder Executivo”, afirmou Gräff.

Ele salientou que o arquivo da Câmara tem conteúdo relevante, como as Atas, projetos de Lei e outros documentos que fazem parte da história política do município.

A reitora da Univates, Evânia Schneider, destacou a relevância da história ser contada pelas lentes do Legislativo. “Contar essa história, manter guardado para sempre mas, muito mais do que isso, disponibilizar para a população é o mais importante”.

Todos os vereadores participaram do ato de assinatura, juntamente com integrantes da equipe do Centro de Memórias da Univates, Marcos Kreutz, Neli Machado e Patrícia Schneider.

Data de publicação: 14/06/2022