Atualmente 35 pacientes estão em atendimento no Centro Municipal de Atendimento dos Transtornos do Neurodesenvolvimento.

A Câmara de Lajeado realizou nesta segunda-feira (03/10), mais uma reunião entre os vereadores que compõem as quatro Comissões Parlamentares Permanentes: Comissão de Justiça, Redação, Ética e Decoro Parlamentar; Finanças e Orçamentos; Obras e Serviços Públicos; e Educação, Saúde, Cultura, Esporte, Meio Ambiente e Ação Social.

No início da reunião, o secretário Municipal de Saúde (SESA), Claudio Klein, esteve presente para responder aos questionamentos dos vereadores sobre o Projeto de Lei CM n° 078-02/2022, que estabelece a política municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - TEA.

Klein iniciou fazendo breve apresentação da Casa Verde, um centro de atendimento municipal recém criado focado em atender pacientes com transtorno neuromotor.

Ele explicou que a Casa Verde conta com equipe multiprofissional, ainda sem fonoaudiólogo mas, que está em tratativas para equipe ficar completa. Falou sobre o protocolo de atendimento e destacou a dificuldade de se fechar diagnóstico de TEA pelo processo singular de cada paciente. “É complexo de se definir, leva tempo”, explica.

Na oportunidade também foi questionado pelos vereadores, sobre outro projeto em tramitação que versa sobre redução de carga horária dos funcionários públicos municipais para acompanhamento dos filhos em tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O secretário disse que não tem posicionamento definido.

Pareceres sobre projetos

Nenhuma matéria legislativa prevista para análise foi liberada pelas comissões para ordem do dia da sessão de amanhã. Ficaram retidos os seguintes projetos de origem do Legislativo: Projetos de Lei CM nº 078,079, 080, 083, 084, 085, 086 e 087-02/2022.

As comissões permanentes do Legislativo voltam a se reunir dia 10/10, às 9h, no Plenário da Câmara. Os trabalhos poderão ser acompanhados de maneira presencial ou através do FaceBook e canal do YouTube.

Data de publicação: 03/10/2022