Vereador Márcio Dal Cin (PSDB) questionou prática de atos incompatíveis .

A Comissão de Justiça, Redação, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores de Lajeado procedeu na manhã desta segunda-feira (07/11), análise do Expediente da presidência, que trata sobre representação protocolada pelo vereador Márcio Dal Cin (PSDB), para apuração de quebra de decoro parlamentar na conduta do vereador Mozart Lopes (PP), na sessão ordinária do dia 27/09/22.

Segundo o documento, ao fazer uso do tempo regimental, o vereador Mozart Lopes (PP) estava usando adesivos de candidatos na camiseta e mostrou no telão um vídeo com áudio supostamente atribuído a um candidato à presidência da república. Tais atitudes estariam contrariando ordem interna que veda a propaganda política no espaço físico do Poder Legislativo assim como os bens a ele pertencentes, no período eleitoral.

Durante a reunião, foi discutido os possíveis impedimentos dos membros, uma vez que os envolvidos vereador Mozart Lopes (PP) – representado e Márcio Dal Cin (PSDB) – representante, integram a Comissão de Justiça, Redação, Ética e Decoro Parlamentar.

Após deliberação, Mozart Lopes (PP) se declarou impedido, já o vereador Márcio Dal Cin (PSDB), entendeu que não tem interesse pessoal envolvido, motivo pelo qual ele não vislumbra impedimento.

O presidente da Comissão, vereador Alex Schmitt (PP), discordou e acusou impedimento dele por entender que a presença de Dal Cin na comissão gera parcialidade. Com isso, o Expediente foi remetido à Mesa Diretora, para que novos vereadores sejam indicados como substitutos dos membros afastados.

Agora, compete ao líder de bancada do Progressistas, vereador Heitor Hoppe (PP) indicar novos membros. Todas as questões serão definidas na próxima reunião ordinária da Câmara.

Data de publicação: 07/11/2022