A digitalização de documentos visa preservar o acervo e facilitar o acesso do cidadão às informações históricas do Legislativo.

A Câmara Municipal de Lajeado finalizou hoje (29/11) a primeira etapa do trabalho de digitalização do seu acervo histórico, com o intuito de garantir a preservação, conservação e divulgação do rico acervo documental.

O trabalho começou há seis meses, e foi realizado através de parceria firmada com o Setor de Memória da Univates, coordenado pela professora Patrícia Schneider.

Antes da sessão ordinária desta terça-feira, 29/11, foram entregues, pela equipe da Univates, ao presidente da Câmara e demais vereadores, o relatório do trabalho, a pasta digital completa com todos os arquivos do projeto e o acervo físico.
De acordo com o relatório recebido, fez parte do processo de digitalização, a higienização, e intervenções como consertos de páginas dos documentos, para garantir a integridade.

Nesta primeira fase do projeto, foram digitalizados documentos de 39 livros, sendo 9.438 páginas, que compreendem os anos de 1891 a 1956. A maioria dos documentos é manuscrita. Entre eles constam livros de atas, como a de Instalação do Município e da Junta Municipal que é a atual Câmara de Vereadores. Também fazem parte ofícios, decretos, livro de presenças, além de todo o conjunto das primeiras leis do município.

O acervo histórico da Câmara Municipal de Lajeado é uma importante fonte de conhecimento para a compreensão da história de Lajeado e da memória institucional. Para o presidente do Legislativo, vereador Deolí Gräff (PP), o objetivo de digitalizar os documentos da Câmara surgiu para viabilizar a possibilidade de contar a história de Lajeado “a partir do olhar do poder legislativo” e tornar os documentos acessíveis à população.

Os documentos digitalizados estão em fase de organização. Em breve serão disponibilizados no site do Poder Legislativo, para pesquisadores, alunos e professores das escolas do município e público em geral.

Data de publicação: 29/11/2022