A Fundef é referência para mais de 400 cidades na reabilitação de pessoas com fissuras labiopalatais e deficiência auditiva.

A Câmara de Lajeado, representada por diversos vereadores, participou nesta quinta-feira (08/12), do ato de assinatura de repasse de R$ 4, 1 milhão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para obra de construção do ambulatório para Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio Faciais (Fundef). O total do recurso é de R$ 6 milhões, sendo o restante, custeado pela Administração Municipal.

A atividade, que aconteceu na o Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado, contou com a presença da secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann; do prefeito Marcelo Caumo; do diretor-executivo do Hospital Bruno Born, Cristiano Dickel; do superintendente executivo da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento (Fuvates), Oto Roberto Moerschbaeche; e do presidente do Conselho Diretor da Fundef, Ito Lanius.

Conforme a secretária, a portaria será publicado ainda hoje para que os recursos sejam liberados o mais rápido possível. “Quando o Governo do Estado participa de um projeto é porque ele tem consistência, viabilidade técnica e corresponde a uma necessidade da população. A Fundef é um orgulho para Lajeado e para o Rio Grande do Sul”, enfatizou.

Em sua fala, Arita Bergmann, destacou a presença dos vereadores no evento, elogiou a Câmara pela rapidez com que aprovou o projeto que firma a parceria, numa demonstração de sensibilidade a necessidade da população e finalizou pedindo uma salva de palmas.

Estiveram presentes os vereadores membros da mesa diretora: Deolí Gräff (PP) – presidente, Alex Schmitt (PP) - secretário, Paula Thomas (PSDB) – vice-presidente e os vereadores Isidoro Fornari (PP), Marquinhos Schefer (MDB), Heitor Hoppe (PP), Márcio Dal Cin (PSDB) e Jones Barbosa da Silva (MDB).

Data de publicação: 08/12/2022