Criação de um selo “Amigo do Turismo” e circuito cervejeiro em Lajeado são iniciativas da vereadora Ana Rita da Silva Azambuja (MDB).

O Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker, participou como convidado, da reunião de comissões permanentes da Câmara de Lajeado, nesta segunda-feira (12/12), para tratar de projetos em tramitação relacionados a pasta.

Na oportunidade, Bücker trouxe a visão do Executivo sobre o Projeto de Lei CM nº 109-02/2022, de autoria da vereadora Ana Rita da Silva Azambuja (MDB), que institui o selo “Amigo do Turismo” em Lajeado. A certificação seria um reconhecimento a pessoas ou empresas que promovam turismo urbano ou rural e que, dessa forma, contribuam com o desenvolvimento desse segmento no município.

Apesar de reconhecer a boa intenção da proposta em debate, Bücker destacou a existência de certificações nacionais que podem ser melhor divulgadas, gerando resultados efetivo. “Um selo municipal criaria burocracia tanto para os empreendedores, quanto para o Poder Público”, justificou.

Outra proposta, analisada pelo secretário, foi o Projeto de Lei CM nº 112-02/2022, da mesma autora, que institui o Circuito da Cerveja em Lajeado. O secretário da Sedetag considera a proposta positiva mas sugeriu que o roteiro seja inserido em uma rota regional.

Grupo de proprietários de cervejarias artesanais do município, Marcelo Nólibos, Paulo Cabral, Pierre Wulff e Gustavo Boren, também participaram da reunião. Eles trouxeram informações do setor e manifestaram apoio à proposta em debate, porém, também defendem a criação de uma rota regional mais ampla que abrangeria mais empresas. “Vemos com muito bons olhos, estamos abertos e dispostos a auxiliar”, completou Nólibos.

Ambos os projetos foram encaminhados para parecer jurídico da Câmara.

Data de publicação: 12/12/2022