A votação acontece através do uso de notebook interligado ao sistema.

A Câmara de Lajeado escreveu nesta terça-feira (13/12), mais um capítulo de sua história dando início ao sistema de votação eletrônica em substituição à votação tradicional, utilizada por 131 anos.

O sistema informatizado em todas as atividades legislativas foi viabilizado por meio de contrato firmado com a empresa Città Inteligência em Gestão Pública, através de licitação.

O sistema conta com software e gerenciador que permite verificação de quórum, o controle do tempo de fala dos vereadores nos microfones e exibição dos resultados das votações no painel. A ferramenta ainda possibilita a emissão de relatórios que poderão ser impressos ou acessados por tela, como: lista de presença, resultados das votações apontando itens votados, descrição, sessão, modalidade da votação, nome dos parlamentares e seus partidos e votos.

Com as inovações, a Câmara de Lajeado pretende economizar recursos e agilizar a tramitação dos processos, contribuindo para uma atuação legislativa mais eficiente.

Segundo o presidente do Legislativo, vereador Deolí Gräff (PP), a primeira votação transcorreu com naturalidade. “Marcamos a nova etapa com a votação de um projeto relevante que é o orçamento do município para 2023. Quero elogiar a dedicação de todos os vereadores para o êxito nos trabalhos”

Data de publicação: 14/12/2022