Documentos originais estavam sob guarda da Prefeitura de Lajeado.

A Câmara de Lajeado recebeu documentos originais históricos do Legislativo produzidos entre os anos de 1891 e 1951, que foram localizados no acervo Arquivo Histórico Municipal.

A entrega ocorreu na tarde desta quarta-feira (15), com a presença da presidente do Legislativo, vereadora Paula Thomas (PSDB) e do secretário da Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel, que veio acompanhado das servidoras Adriana Jachetti e Kelen Giongo.
Em novembro de 2022, a Câmara finalizou a primeira etapa do trabalho de digitalização do seu acervo histórico, com o intuito de garantir a preservação, conservação e divulgação do rico acervo documental.
O acervo histórico, reúne documentos ainda manuscritos, e é uma importante fonte de conhecimento para a compreensão da história de Lajeado e da memória institucional. Entre eles constam livros de atas, como a de Instalação do Município e da Junta Municipal que é a atual Câmara de Vereadores. Também fazem parte ofícios, decretos, livro de presenças, além de todo o conjunto das primeiras leis do município.

Data de publicação: 15/03/2023