Elisângela Hoss e Rafael Spengler esclarecem dúvidas dos vereadores sobre o projetos do Executivo e Legislativo.

Nesta segunda-feira (17/04), as Comissões Permanentes de Justiça, Redação, Ética e Decoro Parlamentar; Finanças e Orçamentos; Obras e Serviços Públicos; e de Educação, Saúde, Cultura, Esporte, Meio Ambiente e Ação Social, realizaram uma reunião para estudo de projetos em tramitação na Casa Legislativa. 

Cabe as comissões permanentes examinar as proposições e emitir parecer, antes de serem apreciadas pelo Plenário do Poder Legislativo.

Além dos vereadores membros, participaram da reunião como convidados o secretário da Fazenda Rafael Spengler e a secretária da Administração, Elisângela Hoss de Souza.

Na oportunidade foram esclarecidas dúvidas pertinentes aos Projetos de Lei que regulamenta a Ouvidoria-Geral e concede desconto no IPTU para imóveis em área sob linha de transmissão de energia elétrica.

Os PLs de iniciativa do Executivo e Legislativo receberam parecer pela legalidade e estão aptos para votação em plenário.

Confira todas as matérias que tiveram em pauta na reunião:

PROJETO DE LEI Nº 37/2023 - Dispõe sobre os procedimentos para a

Participação, a proteção e a defesa dos direitos do usuário de serviços

Públicos do Poder Executivo de que trata a Lei Federal nº 13.460/2017, regulamenta a Ouvidoria-Geral e cria o Conselho de Usuários de Serviços Públicos.

Situação: Parecer pela legalidade. Liberado para a ordem do dia.

PROJETO DE LEI CM Nº 38/2023, de autoria dos vereadores Carlos Eduardo Ranzi (MDB) e Márcio Dal Cin (PSDB), que concede remissão de 75% no Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU para os imóveis com servidão de passagem de linha de transmissão de energia elétrica de alta-tensão.

Situação: Parecer pela legalidade. Liberado para a ordem do dia.

PROJETO DE LEI Nº 29/2023 - Autoriza o Poder Executivo a permutar imóvel de propriedade do Município de Lajeado por imóvel de propriedade de Ernany Vicente Bender Júnior e outros.

Situação: Retido. Aguarda parecer.

VETO AO PROJETO DE LEI, do Executivo ao CM Nº 17/2023 - Veto Integral ao Projeto de Lei CM 017-03/2023.

Situação: Parecer pela ilegalidade. Liberado para a ordem do dia.

PROJETO DE LEI CM Nº 30/2023, de autoria da vereadora Ana Rita da Silva Azambuja (MDB), que institui o “Canil Mais Transparente” no âmbito do Município de Lajeado e dá outras providências.

Situação: Retido. Aguarda parecer.

EMENDA I ao PROJETO DE LEI CM Nº 30/2023, de autoria da vereadora Ana Rita da Silva Azambuja (MDB), que suprime Artigo 3º do Projeto de Lei CM nº 30/2023.

Situação: Retido. Aguarda parecer.

PROJETO DE LEI CM Nº 37/2023, de autoria do vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB), que dispõe sobre a publicidade da lista de espera para vagas nas Escolas de Ensino Fundamental do Município de Lajeado.

Situação: Retido. Aguarda parecer jurídico.

PROJETO DE LEI CM Nº 40/2023, de autoria da vereadora Ana Rita da Silva Azambuja (MDB), que estabelece a obrigatoriedade de realização de triagem precoce de sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para crianças de 0 a 36 meses nascidas em clínicas, maternidades e hospitais públicos ou conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Lajeado.

Situação: Retido. Aguarda parecer jurídico.

PROJETO DE LEI CM Nº 41/2023, de autoria da vereadora Ana Rita da Silva Azambuja (MDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de as escolas municipais contarem com serviço de vigilância.


Situação: Retido. Aguarda parecer jurídico.

PROJETO DE LEI CM Nº 42/2023, de autoria da Comissão temporária de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, que altera o § 6° do artigo 6° da Lei n°10.945/2019.


Situação: Parecer pela legalidade. Liberado para a ordem do dia.

PROJETO DE LEI CM Nº 43/2023, de autoria da Mesa Diretora, que altera a Lei Municipal nº 8.739/2011, que Dispõe sobre a Estrutura, Organização e funcionamento do Poder Legislativo, Cria o Quadro de Cargos, cargos em Comissão e Comissionamentos e estabelece o Plano de Carreira e Pagamento. (Mais duas emendas).

Situação: Retido. Aguarda parecer.

EMENDA I ao PROJETO DE LEI CM Nº 43/2023, de autoria dos vereadores Alex Schmitt (PP) e Paula Thomas (PSDB), que altera dispositivos na Lei Municipal no 8.739/2011, que Dispõe sobre a Estrutura, Organização e funcionamento do Poder Legislativo, Cria o Quadro de Cargos, cargos em Comissão e Comissionamentos e estabelece o Plano de Carreira e Pagamento.

Situação: Retido. Aguarda parecer.

EMENDA II ao PROJETO DE LEI CM Nº 43/2023, de autoria do vereador Marquinhos Schefer (MDB), que altera o Art. 1° do Projeto de Lei CM 043-03/2023.

Situação: Retido. Aguarda parecer

Assuntos Gerais:

No espaço destinado aos assuntos gerais foi discutido o requerimento N° 257/2023, assinado pela da vereadora Ana Rita da Silva Azambuja (MDB), solicitando a convocação de reunião para debate sobre “segurança nas escolas”.

A Próxima reunião será realizada no dia 24/04, às 9 h. Acompanhe através do Facebook ou nosso canal no YouTube.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 17/04/2023

Créditos: Jaqueline Backes

Créditos das Fotos: Jaqueline Backes

Compartilhe!