O encontro foi realizado no Labi-Lá ‒ Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado, na manhã desta quarta-feira (07/06).

Nesta quarta-feira (07/06), o prefeito de Lajeado Marcelo Caumo recebeu no Labi-Lá ‒ Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado, a presidente da Câmara Municipal, Paula Thomas (PSDB), e demais vereadores para apresentar preliminarmente Projeto de Lei propondo a criação da Guarda Municipal de Lajeado. “A atuação será para conter os pequenos delitos, além de atuar no trânsito. O objetivo é fortalecer a segurança publica”, afirmou Caumo.

Na ocasião, também estavam presentes a vice-prefeita Gláucia Schumacher, o secretário de Segurança Pública Paulo Locatteli, a secretária de Administração Elisângela Hoss de Souza, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, André Bücker, e o coordenador do Departamento de Trânsito Vinícios Renner.

O secretário de Segurança Pública do município, Paulo Roberto Locatteli, explicou que as atribuições da Guarda Civil Municipal se equiparam as de um Policial Militar. Segundo ele, a proposta é integrar os atuais Agentes de Trânsito a Guarda Municipal. Para tanto será necessário que eles participem de curso de formação específica, especialmente em função do porte de arma. Além dos 33 fiscais de trânsito serão contratados, mediante concurso púbico, mais 13 para completar o efetivo de 46 integrantes da Guarda.

O coordenador do Departamento de Trânsito Vinícius Renner, destacou que a Guarda Civil Municipal atuará no policiamento ostensivo e preventivo, e propiciará mais segurança de forma direta e eficaz na manutenção da ordem pública. “A Guarda vai dar mais agilidade as demandas do dia a dia”, afirmou.

A secretária de Administração Elisângela Hoss de Souza respondeu aos questionamentos dos parlamentares sobre as questões orçamentárias e na formação legal na composição do novo corpo de segurança. Ele disse que serão necessários alguns ajustes no texto do projeto de lei, para que seja encaminhado à Câmara de Vereadores.

Para a presidente da Câmara, Paula Thomas (PSDB), “a criação da Guarda Municipal será um importante reforço da segurança para as pessoas e do patrimônio público”. Ela ainda destacou que a boa interlocução entre os poderes Executivo e Legislativo é fundamental para o desenvolvimento da cidade.

Data de publicação: 07/06/2023