Um único doador pode salvar a vida de várias pessoas, pois é possível doar mais de um órgão e também tecidos.

O Setembro Verde é uma campanha alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro e que incentiva o debate sobre a doação e o transplante de órgãos.

Em Lajeado, a Lei º11.398/2022, de autoria do vereador Lorival Silveira (PP), instituiu a “Semana de Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos e Construção da Cultura Doadora”, com o objetivo de fomentar ações que visem divulgar, conscientizar, e sensibilizar a população da importância do ato.

Para dar visibilidade ao tema e marcar a programação, entre os dias 25 e 29, a Câmara de Lajeado vai realizar diversas ações, em parceria com entidades apoiadoras da causa.

Um dos pontos altos da programação é a Caminhada da Vida, no dia 30/09. A concentração inicia às 9h00, na Casa de Cultura.

Palestras aos profissionais de saúde, ações em Unidades de Saúde da Rede de Atenção Primária de Lajeado, divulgação de material informativo nas ruas e participação em jogos esportivos também estão previstos no cronograma.

Confira a programação completa:

25/09 – Segunda-feira – 19 h Auditório do Prédio 07 – Univates

Palestra com o Prof. Nelson Barbosa Franco Neto

Médico Intensivista do Hospital Bruno Born

Coordenador da Organização de Procura de Órgãos – OPO6.

Com Participação especial da Liga Acadêmica de Transplantes.

Tema: “Doação de Órgãos: o amor pela vida continua no teu sim”.

26/09 – Terça-feira - Após a Sessão Plenário da Câmara de Vereadores Uma roda de conversa com pessoas envolvidas na Doação de Órgãos.

27/09 – Quarta-feira – Durante o dia Unidades de Saúde da Rede de

Atenção Primária de Lajeado.

Ações alusivas ao Setembro Verde - doação de órgãos nos grupos

da comunidade, com profissionais capacitados.

28/09 – Quinta-feira – Durante o dia Caixa Federal do Centro - Entrega de Panfletos informativos com servidores da Câmara de Vereadores

e entidades apoiadoras.

29/09 – Sexta-feira – 19 h Campo da Univates

Futebol com participação dos Acadêmicos e Professores de Medicina da

Univates, Câmara de Vereadores, Hospital Bruno Born, Transplantados

e Autoridades.

30/09 – Sábado 09 h Casa de Cultura

Caminhada da Vida, alusiva a Doação de Órgãos e demais

causas defendidas das entidades participantes: Concentração

às 09 h na frente da Casa de Cultura, com início da

Caminhada às 10 h e término em frente ao Posto Faleiro.

Data de publicação: 01/09/2023

Créditos das Fotos: Divulgação