Em razão da enchente que afetou diversos serviços e espaços públicos em Lajeado, alguns atendimentos foram alterados e outros são prestados em locais provisórios. Confira:

A Prefeitura de Lajeado segue realizando cadastro das famílias no Centro Especial de Apoio aos Atingidos pelas Cheias (Ceapac) criado para auxiliar os moradores do município neste período de reconstrução pós enchente.

Centro Especial de Apoio aos Atingidos pelas cheias (CEAPAC)

Endereço: Avenida Benjamin Constant, 420, Centro, na sala do antigo restaurante Caixeiral.

Horário de Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h.

Principais serviços oferecidos no CEAPAC:

Cadastro Único; Programa Bolsa Família; Programa Tarifa Social de Energia Elétrica; Isenção de Taxas em Concursos Públicos; ID Jovem; Carteira do Idoso; Programa Minha Casa Minha Vida; Aluguel Social; Programa Volta por Cima; Informações sobre saque do FGTS; Cadastro para itens de reconstrução da residência; e Registro Civil.

COMO SOLICITAR DOAÇÕES

- A partir do cadastro no Ceapac serão avaliadas as necessidades das pessoas e elas serão informadas sobre o que terão direito e onde poderão retirar as doações.

- A entrega de alimentos pontuais será centralizada no CRAS Espaço Cidadania (Rua Júlio May, 496 - Centro),

COMO SEGUIR FAZENDO DOAÇÕES

- Doações de móveis e itens de casa: geladeiras, fogões, mesas, cadeiras, camas, sofás, poltronas, armários, pequenos móveis de apoio e eletroeletrônicos em geral. As pessoas que desejarem doar móveis podem contatar a SMDS pelo telefone 3982-1093 para definir como fazer a entrega do material.

- Doações de pequenos volumes: roupas de cama, toalhas, cobertas, fraldas e materiais de higiene e limpeza. Entregas no Recrie, na Rua Irmando R. Weisheimer, 839, Pavilhão 03 - Bairro Montanha (próximo ao Clube dos XV), às segundas-feiras, das 8h às 11h30, e nas quintas-feiras, das 13h30 às 16h45.

- Doações de grandes volumes (transportados em caminhões ou carretas, por exemplo): contatar previamente a Prefeitura pelo telefone 3982-1000, para orientações.

COMO ATUAR COMO VOLUNTÁRIO

- Com a redução do trabalho nos abrigos em razão do retorno dos atingidos para suas casas, agora servidores da Prefeitura trabalham no Ceapac.

- Os interessados em atuar como voluntários ou interessados em se disponibilizarem para futuros atendimentos, devem se cadastrar com a Defesa Civil pelo telefone 3982-1150 ou WhatsApp (51) 99828-4971.

Farmácia Escola tem novos locais para retirada de medicamento

Após os danos provocados pela enchente no prédio da Farmácia Escola, foram definidos dois pontos de referência para distribuição dos medicamentos controlados e da atenção básica.

A partir de agora os medicamentos serão disponibilizados para a população na Farmácia junto ao Posto do bairro Montanha e na Farmácia Medicamentos do Estado, no Centro.

Confira abaixo a lista de atendimento por bairro:

Farmácia do Bairro Montanha (Rua João Sebastiany, 1312).

Bairros atendidos: Bom Pastor, Campestre, Centenário, Conventos, Floresta (parte à leste da RS-453), Igrejinha, Imigrante, Jardim Botânico, Moinhos d´Água, Montanha, Olarias, Planalto, Santo André, São Bento

Farmácia Medicamentos do Estado (Rua Júlio de Castilhos, 229 – Centro)

Bairros atendidos: Alto do Parque, Americano, Carneiros, Centro, Conservas, Floresta (parte à oeste da RS-453), Florestal, Hidráulica, Jardim do Cedro, Moinhos, Morro 25, Nações, Santo Antônio, São Cristóvão, Universitário.

Saque Calamidade do FGTS disponível para moradores de Lajeado

Moradores de Lajeado atingidos pela enchente podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em razão da calamidade. A liberação deve ser solicitada junto à Caixa Econômica Federal por meio do aplicativo de celular FGTS.

Os moradores das áreas atingidas no município, conforme os endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, podem solicitar o saque até o dia 06 de dezembro de 2023. É necessário possuir saldo em uma conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo no período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

Servidores da Caixa estarão disponíveis na agência Agro, localizada na Avenida Benjamin Constant, número 341, próximo ao Colégio Madre Bárbara, para auxiliar os interessados, assim como nas demais agências.

Processos de Habite-se solicitados a partir de 04 de maio deverão ser refeitos

A Prefeitura de Lajeado, por meio do Setor de concessão dos Habite-se, está solicitando que proprietários de imóveis que encaminharam o processo após o dia 04/05/2023, que reapresentem o pedido de vistoria, com cópia do projeto aprovado para que possam retornar à fila de avaliação que aguarda vistoria.

Em razão da enchente que atingiu o setor em que a documentação estava arquivada (na Rua Júlio de Castilhos, 171), expedientes contendo documentos relativos a estes processos foram perdidos, assim como os computadores nos quais estavam os registros.

O setor de Habite-se agora funciona provisoriamente na Rua Júlio de Castilhos, 434, em frente ao prédio da Prefeitura de Lajeado.

O Procon passou a atender junto ao Tudo Fácil no Shopping Lajeado

Endereço: BR-386, Km 346
Horário de Atendimento: das 9 h às 11h30 e das 13h30 às 16 h.

Quer saber quais são os serviços oferecidos pelos Procon? Acesse: procon.rs.gov.br

Data de publicação: 26/09/2023

Créditos: Divulgação