Atualmente, 1.319 pessoas estão na lista de espera para receber um novo rim no Rio Grande do Sul.

No esforço de conscientizar a população sobre a necessidade de doar é que setembro foi estabelecido como o mês de incentivo à doação de órgãos com datas alusivas, como o Dia Nacional da Doação de Órgãos, em 27 de setembro.

Em Lajeado, a Lei º11.398/2022, de autoria do vereador Lorival Silveira (PP), instituiu a “Semana de Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos e Construção da Cultura Doadora”, com o objetivo de fomentar ações que visem divulgar, conscientizar e sensibilizar a população da importância do ato, na semana do dia 27.

A Câmara de Lajeado realiza campanha alusiva ao assunto, através de homenagens às famílias doadoras, médicos e pacientes transplantados. Promove parcerias com a Organização de Procura de Órgãos e Comissões Intra-Hospitalar de Transplante do Hospital Bruno Born, Univates e outras entidades do município para juntos realizarem ações como caminhada, palestras, distribuição de material informativo, entre outras atividades.

Neste ano, a campanha estava programada de 25 a 30 de setembro. Em virtude das dificuldades enfrentadas em decorrência das enchentes no Vale do Taquari, foi transferida para o mês de novembro.

Estatísticas sobre transplante de órgãos no RS

No Rio Grande do Sul foram registrados, entre janeiro e agosto de 2023, 424 transplantes de órgãos e, até julho deste ano, 795 transplantes de tecidos (córneas, ossos e pele). Os transplantes de rim (306) e de fígado (85) foram os dois tipos com maior número de procedimentos efetuados.

Atualmente, 1.319 pessoas estão na lista de espera para receber um novo rim no Estado. Em segundo lugar está a lista de espera para transplantes de córneas, com 1.202 pessoas.

Seja um doador

A doação consiste em fazer o bem para uma pessoa desconhecida, mesmo depois que a vida tenha se apagado no corpo de um ente querido. É poder transformar a tristeza por quem se foi, na alegria por quem pode ficar.

De um doador é possível obter vários órgãos e tecidos para realização do transplante. Podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões. Com isso, inúmeras pessoas podem ser beneficiadas com os órgãos e tecidos provenientes de um mesmo doador.

Mas, é importante saber que não basta você se declarar doador, é importante que sua família saiba da sua vontade e respeite essa decisão. Por isso, se você tem esse desejo, não deixe de avisar para a família, amigos e pessoas próximas. Seja um doador!

Data de publicação: 27/09/2023

Créditos das Fotos: Divulgação