Os parlamentares desembarcaram ontem (02/10) no Rio Grande do Sul para visita aos municípios mais atingidos pelas enchentes.

Na segunda-feira (02/10), membros da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, da Câmara dos Deputados, visitaram os municípios de Roca Sales, Muçum, Encantado e Lajeado. Os mais afetados pelas enchentes no início do mês de setembro.

Integraram a comitiva da Câmara dos Deputados o deputado federal Nelsinho Padovani (União), Marcel Van Hattem (Novo-RS); Zucco (Republicanos-RS); Osmar Terra (MDB-RS); Bibo Nunes (PL-RS); Maurício Marcon (Podemos-RS); Ricardo Maia (MDB/BA); Gilson Daniel (Podemos/ES); Cabo Gilberto (PL/PB) e ainda o deputado da Estadual, Pompeo de Mattos (PDT-RS).

Durante as visitas, os deputados conversaram com prefeitos e autoridades locais para discutir medidas de recuperação capazes de amenizar os prejuízos das enchentes. Os parlamentares buscam alternativas no âmbito federal para ajudar na reconstrução dos municípios do Vale do Taquari.

Na oportunidade, a utilização de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para pagar o salário dos funcionários de empresas atingidas pelas enchentes foi uma das alternativas apresentadas pelos prefeitos.

Em Lajeado, os integrantes da Comissão foram recepcionados na Câmara de Vereadores por políticos e lideranças do Vale. Participaram da reunião os vereadores Isidoro Fornari (PP), Alex Schmidt (PP), Deoli Gräff (PP) e a presidente Paula Thomas (PSDB).

Depois da reunião em Lajeado, a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados se deslocou até Porto Alegre, onde se reuniu com o governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini.

Data de publicação: 03/10/2023

Créditos das Fotos: Divulgação