O cicloturismo é uma forma de viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta.

O Plenário da Câmara de Vereadores de Lajeado aprovou, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (03/10), dois projetos de autoria parlamentar. Um terceiro, do Executivo, teve sua votação adiada, em razão de pedido de vistas.

O primeiro foi o Projeto de Lei CM n° 071-03/2023 de autoria da vereadora Ana da Apama (MDB), que dispõe sobre a criação do Cicloturismo no Município de Lajeado. A proposta tem o objetivo de fomentar e incentivar o uso da bicicleta como uma prática importante para a qualidade de vida, para a saúde, como meio de transporte e lazer, além de incentivar o cicloturismo na cidade.

O segundo, Projeto de Lei CM n° 067-03/2023, de autoria do vereador Jones Barbosa da Silva (MDB), institui o uso de colar de girassol para facilitar o reconhecimento de pessoas com deficiência oculta. O texto prevê que os portadores de autismo, transtorno de deficit de atenção (TDAH), demência, doença de Crohn, fobias extremas, entre outros, que precisam de suporte especial ou atendimento diferenciado, ao usar o símbolo, fiquem isentos de explicações e justificativas, evitando constrangimentos.

Os projetos aprovados agora serão encaminhados ao Executivo para serem sancionados e se tornarem lei municipal.

Já o Projeto de Lei n° 102-03/2023, que autoriza o Poder Executivo a receber, na forma de dação em pagamento, uma área de terrenos urbana de propriedade particular, teve pedido de vistas de 10 dias aprovado pelo plenário. A extensão da análise da matéria foi solicitada pelo vereador Sérgio Kniphoff (PT).

A próxima sessão ordinária presencial será realizada no dia 09/10, às 17h. Além do Facebook, as plenárias também são transmitidas pelo YouTube e os vídeos ficam armazenados no site da Câmara.

Data de publicação: 04/10/2023