O Conselho Tutelar instituído pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é composto por membros eleitos pela comunidade local em um processo democrático.

Nesta quarta-feira (10/01), o Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado foi palco da posse dos novos Conselheiros Tutelares que atuarão no município na gestão de 2024/2028.

Os cinco novos membros titulares: Ana Paula Wolff, Juliana da Silva, Márcia Inês Blum, Marino Luiz Barcé e Elizete Fátima de Souza Fonseca, fizeram o juramento durante a cerimônia solene.

Além do juramento e da assinatura do termo de posse, os membros foram diplomados e investidos às suas atribuições, deveres e prerrogativas inerentes à função.

O Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental na proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Como órgão autônomo e permanente, o Conselho Tutelar atua de forma independente, zelando pelo cumprimento das leis e garantindo o bem-estar das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, vereador Lorival Silveira (PP), destacou que para atuar como conselheiro tem que querer muito, porque precisam estar à disposição da população 24 horas por dia. Ao final, desejou que todos consigam desempenhar um bom trabalho. “Nossas crianças vão agradecer a vocês”, disse.

Além do presidente do Legislativo prestigiaram esta cerimônia os vereadores Carlos Eduardo Ranzi (MDB), Deolí Gräff (PP) e Isidoro Fornari (PP).

Estavam presentes, ainda, o prefeito Marcelo Caumo; a vice-prefeita Gláucia Schumacher; a secretária do Desenvolvimento Social (SMDS) Céci Maria Rodrigues Gerlach; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Lajeado Leila Rodrigues Ponciano; a Juíza da Vara de Família, Débora Gerhardt de Marque; e o Promotor de Justiça Sérgio Diefenbach. A imprensa e a população em geral, também se fizeram presentes.

Data de publicação: 10/01/2024