Fique atento aos cuidados para combater o Mosquito transmissor da doença.

Neste sábado (23/03), vereadores e servidores da Câmara Municipal de Lajeado, se reuniram para uma importante ação de conscientização contra a dengue.

Munidos de panfletos informativos, eles espalharam mensagens sobre prevenção e combate à doença na área central da cidade.

Enquanto os carros esperavam pela mudança do sinal, os voluntários se aproximavam, distribuindo panfletos e conversando com os motoristas e pedestres. " Temos que incentivar a comunidade a se unir nesse esforço coletivo contra o mosquito", disse o presidente da Câmara.

Uma das servidoras se vestiu do vilão Aedes aegypti e ajudou a conscientizar as pessoas sobre como evitar que o mosquito faça morada nas casas e terrenos.

Várias ações têm sido adotas pela Câmara para alertar sobre a necessidade de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Cuidados para combater o Mosquito

Para combater o mosquito da dengue e evitar a sua picada, existem alguns cuidados que podem fazer toda a diferença, como:
Manter as garrafas vazias ou baldes viradas para baixo; Não deixar entulho no quintal ou nas ruas e varrer diariamente a água parada; Cobrir as caixas d'água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas; Colocar terra ou areia nos pratos dos vasos das plantas; Manter a lata de lixo devidamente tampada e jogar no lixo cascas de coco, latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens, etc;
Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva. Faça furos na parte de baixo ou entregue no serviço de limpeza; Tampar os ralos pouco usados com um plástico, jogando água sanitária no cano 2 vezes por semana; Diminuir o número de bebedouros de cães, gatos e passarinhos e manter o aquário limpo e fechado; Colocar telas de proteção nas janelas e mosquiteiros na cama para dormir.

Data de publicação: 25/03/2024