Na 44ª Sessão Plenária, parlamentares aprovam a maioria dos projetos. Projeto que trata da Guarda Municipal é retirado por líder do governo.

Reunidos no plenário da Câmara Municipal de Lajeado, de forma restrita, seguindo as normas de prevenção do coronavírus, vereadores e vereadoras aprovaram a maioria dos projetos que estavam na ordem do dia 1º de dezembro de 2020.

Logo no início da 44ª Sessão Plenária, o presidente Lorival Silveira (PP) informou que o vereador Sérgio Kniphoff (PT), vice-presidente na Mesa Diretora, estava em licença saúde, e convocou a vereadora Arilene Maria Dalmoro (MDB) para assumir a vice-presidência.

Os parlamentares aprovaram, por unanimidade: PL 104/2020 (Autoriza o Poder Executivo a retificar, desmembrar e destinar imóvel de propriedade do Município de Lajeado para a Rua Fridolino José Weizenmann, no Bairro Moinhos), PL 109/2020 (Autoriza a abertura de Crédito Suplementar) e o PL 110/2020 (Altera a Lei nº 11.059, de 03 de setembro de 2020, que denomina de Rua “Luiz Guilherme Kauffmann” uma via pública localizada no Loteamento Centenário “V” no Bairro Imigrante).

Em seguida, passaram à votação dos projetos do Legislativo: CM 049/2020 (Estipula obrigatoriedade de vagas destinadas para profissionais de entrega -  motoboys - em serviço), CM 067/2020 (Denomina de Rua “Mario Alfredo Bender” uma via Pública localizada no Loteamento “Jardim Bom Pastor” no Bairro Bom Pastor), CM 068/2020 (Denomina de Rua Maidir Datsch a Rua A4, localizada no Loteamento Datsch, no Bairro Centenário) e CM 069/2020 (Denominada de Rua dos Pardais a rua “F” dos Loteamentos Coliseu e Montanha III no Bairro Bom Pastor, e rua “G” do Loteamento Montanha III A no Bairro Montanha, e seus futuros prolongamentos).

Também foi aprovado o Veto ao PL CM 052 (Denomina de Rua dos Pardais a rua “F” do Loteamento Coliseu no Bairro Bom Pastor, e rua “G” entre os Loteamentos Montanha III e Montanha III A no Bairro Montanha, e seus futuros prolongamentos).

 Projeto retirado e pedidos de vistas

O PL 024/2020 (Institui a Guarda Civil Municipal de Lajeado, dispõe sobre sua Corregedoria e Ouvidoria, cria cargos e coloca cargo em extinção na Lei Municipal nº 10.079/2016) foi retirado, a pedido do líder do governo na Casa, vereador Waldir Gisch (PP), logo no início da votação da Ordem do Dia.

Já o PL CM 070/2020 (Dispõe sobre normas relativas à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e disposições sobre a atuação do Município como agente normativo e regulador e dá outras providências) teve pedido de vistas do vereador Antônio Marcos Schefer (MDB), aprovado pelos colegas. Ao PL CM 037 (Estabelece critérios para denominação de vias ou outros próprios municipais) recebeu pedido de vistas do vereador Carlos Eduardo Ranzi, MDB.

Vereador faz crítica ao posicionamento de entidade

A recente manifestação da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) contrária à proposta de realização de plebiscito, para que a população opine sobre o tema abertura do comércio aos domingos, o vereador Lorival Silveira (PP), autor do projeto CM 070/2020,  fez críticas: “A Acil está desmerecendo os vereadores dessa legislatura. Nem todos os patrões querem que seja liberado o comércio aos domingos”.

O vereador fez críticas a um vereador eleito. Disse que é muito fácil falar na rádio, mas, que legislar para a população e não para certas entidades, é diferente. “Eu quero ver a nova legislatura. A Acil está apostando muito num candidato que se elegeu, tomara que resolva os problemas de Lajeado, quero aprender muito com ele, quero acompanhar muito esse cara. Tenho muito o que aprender, eu estou há 20 anos aqui, e não aprendi. Então eu quero sentar com ele e aprender muito com esse cara. Porque a Acil elegeu essa pessoa. E com certeza, ele vai trabalhar pra Acil, para os empresários, ele não vai pensar na população”, disse.

Com relação ao trabalho aos domingos, Lorival trouxe a realidade de muitos, para mais perto: “Vamos pensar no ser humano, nas pessoas. As pessoas às vezes não têm dinheiro para pegar o ônibus e vir pro trabalho. Aí querem obrigá-las a vir trabalhar no domingo, quando não têm onde deixar o filho. Vamos primeiro pensar em estruturar esse funcionário, a família ter uma estrutura, aí sim, podemos começar a pensar no comércio aos domingos. A pessoa tem que pagar pra ir pro trabalho, pagar pra se alimentar, pagar pra deixar o filho. A pessoa vai pagar para trabalhar. Custa mais caro que o dia de trabalho dela. Eu não concordo com isso”.

O vereador afirmou que é preciso haver negociação, e que o funcionário deveria ter um acréscimo no salário, sobre o dia de trabalho no domingo para, no mínimo, compensar custos com transporte, alimentação e outras despesas, como pagamento de pessoa para cuidar do filho enquanto trabalha. “Com certeza, os meus próximos colegas nessa casa vão pensar no trabalhador, espero que nem coloquem mais isso em discussão”, reforçou.

O vereador lembrou dos trabalhadores de supermercados, que atuam aos domingos: “Podemos começar a mexer, o supermercado está liberado, está esquecido, a gente pode começar a mexer em outras coisas que venham beneficiar o trabalhador”, finalizou.

Os requerimentos foram votados em bloco, e aprovados por unanimidade.

 Comunidade do bairro Olarias precisa de médico

O vereador Antônio Marcos Schefer (MDB) solicitou ao Executivo um médico para atender a população no Bairro Olarias. Segundo Schefer, é preciso resolver o problema o quanto antes, pois a população está desassistida.

Também, voltou a solicitar conserto das pracinhas infantis no Residencial Novo Tempo I (Jardim do Cedro) e Novo Tempo II (Santo Antônio).

 CONVENTOS: vereadora pede que população denuncie abandono de animais

A vereadora Daiane Bauer (MDB) fez um apelo às pessoas que, porventura venham a presenciar algum animal sendo abandonado no Bairro Conventos, principalmente nos loteamentos mais afastados, que denunciem na secretaria do Meio Ambiente, no Centro de Zoonoses e Vetores, pelo telefone 3982.1222.

Segundo ela, o assunto é recorrente, e preocupa por se tratar de um caso de saúde pública, e risco grande de acidentes: “As pessoas abandonam os animais, e esses passam a avançar nas pessoas, nos motoqueiros que passam por ali, o que pode causar acidentes graves”, alerta Daiane.

MAIS HORÁRIOS DE ÔNIBUS - Pedido para a empresa expresso azul, para que tenha mais horário de ônibus. Os moradores do bairro Conventos estão pedindo muito por mais horários. “Estamos no auge da pandemia de coronavírus, só se fala em aumento de número de pessoas contaminadas, bandeira vermelha, é preciso mais ônibus para evitar o aumento de contágio”, reforça.

A vereadora Daiane Bauer (MDB) parabenizou o grupo “Amigas de Conventos”, pelo trabalho que vem sendo executado desde 2015: “Adoce o Natal de uma Criança”. Segundo Daiane, o projeto cresce a cada ano, e conta com a ajuda de muitos apoiadores. “Eu tenho a honra de participar. Não tem preço ver a alegria das crianças, é muito gratificante ver a alegria das crianças, ver o brilho nos olhos de cada uma, quando elas vêem o Papai Noel passando”, comenta emocionada.

Neste ano, a ação vai realizar-se no dia 19 de dezembro, provavelmente, com saída às 15h, do Blumenspark, no Bairro Conventos. A vereadora explica que serão três Papais Noéis, circulando por todas as ruas do Bairro Conventos, quando serão distribuídos 1.500 pacotinhos para as crianças.

Praça de lazer instalada no Universitário

O vereador Ernani Teixeira (PP) agradeceu ao Poder Executivo por atender ao seu pedido e sugestão, de instalação de uma praça de lazer com brinquedos ao lado do prédio Vale Toscana, no Bairro Universitário, onde reside.

“Lá tinha uma área ociosa do município, então enviei um pedido para transformar em área de lazer, está muito bonito, as crianças brincando com tranquilidade, acompanhadas das mães. Todos os bairros deveriam ter praças de lazer”, comenta o vereador.

Instalação de Monumento Bíblico

O vereador Nilson Do Arte (PP) solicitou ao Poder Executivo a instalação de Monumento Bíblico, como existe em muitas cidades. “O povo cristão merece um lindo monumento bíblico em Lajeado. Peço que o Executivo crie um projeto e mande para essa Casa.”

O vereador Sérgio Rambo (PT) reclamou da falta de resposta da CCR, sobre os questionamentos da comunidade dos bairros Olarias e Centenário, sobre a duplicação da BR-386, naquele trecho. “Não recebemos resposta da CCR, ainda não responderam para o povo de Olarias e do Centenário, só posso pensar que foi tudo acertado em gabinete, sem ouvir a população. Estamos, ainda, aguardando”, frisou.

O vereador também se manifestou quanto à resposta da Acil, contra o plebiscito: “Agora não querem saber o que a população pensa sobre isso, teríamos essa oportunidade, de a comunidade dizer sim ou não, quanto à abertura do comércio aos domingos. Mas, parece que as entidades têm medo da população. Vou pedir ao senhor presidente que a Câmara proponha o plebiscito, que tome a frente.”

O vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB) comentou sobre uma resposta a uma solicitação que direcionou ao Executivo, na qual solicitou a pintura das áreas para estacionamento especial (idosos ou deficientes físicos), e lhe foi informado que a empresa Stacione seria a responsável pela pintura. “Em vez de a prefeitura cobrar da empresa a pintura, não, segue cobrando a multa daqueles que ali estacionam, sem ter o direito, pois a área está sem pintura”. Para o vereador, falta vontade para resolver.

No final da sessão plenária, o presidente Lorival Silveira (PP) comunicou o falecimento da ex-diretora da Escola Estadual Otília Corrêa de Lima, Maristela Demarchi Secco, aos 58 anos, vítima de câncer, na manhã da terça-feira (1°/12). O vereador Ildo Salvi (PSDB) propôs envio de voto de pesar à família, em nome da Câmara Municipal de Lajeado, recebendo apoio de todos os parlamentares.  

UTI Covid Lajeado

O vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB) comentou sobre a situação da pandemia em Lajeado. “Estamos com 10 leitos na UTI Covid, no Hospital Bruno Born (HBB), toda hora beirando a ocupação de 100%. Estamos sempre na berlinda. Já chegamos a ter 15 vagas de UTI Covid, mas, já chegamos a ter 18 vagas, e nós retrocedemos a 10 vagas. Um dos fatores que é analisado para levar em consideração que a nossa bandeira será vermelha é justamente a disponibilidade de leitos. Então, não dá para reclamar, que o vizinho pegou Covid, se a gente não está conseguindo atender as pessoas porque os órgãos públicos não utilizaram o tempo disponível que tinham pra se organizar, e acabam não atendendo as pessoas. Achatar a curva, acredito que as pessoas estão fazendo. Mas, acho que a prefeitura deveria repensar, até porque 12 milhões de reais para o combate à Covid foram recebidos, e isso inclui termos só 10 leitos Covid disponíveis”, alertou.

 Próxima sessão pode ser virtual

O presidente Lorival Silveira (PP) informou que na Casa existem quatro casos suspeitos de Covid-19, três assessores e um vereador, Sérgio Kniphoff (PT). Além de um caso confirmado, vereador Éder Spohr (MDB), que está afastado das atividades pela segunda semana.

Diante disso, Silveira adiantou que a Mesa Diretora vai avaliar a situação e, provavelmente, na próxima semana, a sessão plenária se realizará de forma virtual, para evitar a propagação do vírus.

A próxima sessão foi convocada para a próxima terça-feira (8/12), às 17h. A reunião das Comissões se realizará na segunda-feira (7/12), às 8h30.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 02/12/2020

Créditos: Aline Schmidt

Créditos das Fotos: Aline Schmidt

Compartilhe!